Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho!
A pratica deliberada, segundo Anders Ericsson especialista em excelência humana, é a relação direta entre a prática intensa, o nível de desempenho de determinada atividade e a quantidade de tempo em que se praticou.
Mas quando começamos a exercer o papel de líder nos falta exatamente o tempo de prática…e agora como agir? Minha sugestão é buscar referências de pessoas que você conhece e admira no papel de líder e também compartilhar com outros colegas que estão na mesma situação que você. O principal é tentar tratar seus liderados como eles gostariam de ser tratados. Liderança requer um interesse genuíno por pessoas.
Como toda competência a liderança é uma habilidade que você precisa se dedicar a treiná-la. A primeira questão é ter a clareza no que você quer alcançar como líder. Em seguida, você pode dividir essa meta em pequenas partes – nem tão fáceis e nem tão difíceis, que se ajustem ao seu nível atual como líder. A pratica deliberada tem como premissa a repetição e sempre é possível, obter feedback sobre a sua maneira de agir. Tenha a coragem de pedir feedback sempre!
E aqui vai uma dicaduka que está na Bíblia (apocalipse 3:16) que se adequa perfeitamente pra você no papel de líder: seja quente ou seja frio, só não seja morno, senão te vomito. Assim, por que é morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca! Não seja um líder de fachada, seja intenso, seja profundo e acredite no potencial das pessoas!
Mochila nas costas e até a próxima trilha!