Desenvolver a auto-obervação é prática fundamental para todo líder.
Um feliz você para 2017!
No inicio de ano todo líder tem a oportunidade para refletir sobre as mudanças desejadas para esse no ciclo. Um exercício que pode ser realizado é a auto-observação, que não é a obsessão por si próprio e sim, o desenvolvimento de uma capacidade que nós permite maior clareza interna e dessa forma estarmos mais abertos à vida emocional das pessoas que nos cercam e principalmente, dos nosso liderados.
Quando praticamos a auto-observação, aprendemos a ficar do lado de fora de nós mesmos, para sentir, reconhecer e avaliar sentimentos, sensações e pensamentos conforme ocorrem determinam nosso estado de ânimo e comportamento. Desenvolver essa capacidade nos permite ser receptivo e não crítico.
Precisamos ser capazes de usar nossos sentimentos, mas não de ser usados por eles. Se formos nossas emoções e não seus observadores, entramos por um estado de confusão mental. O impacto de um líder sem Inteligência Emocional na equipe é desastroso!
Para começar a se auto-observar, faça a si mesmo as seguintes perguntas:
O que estou sentindo agora?
No que estou pensando?
O que estou fazendo nesse momento?
Como estou respirando?
Essas perguntas simples são importantes porque depois de responder a elas estaremos em melhor condição de passar para a quinta e ultima pergunta: O que eu quero pra mim neste novo momento?
A prática da auto-observação pode nos dar mais discernimento sobre as emoções que têm grande participação no comportamento. Quando um líder se torna mais sensível e informado sobre os seus próprios sentimentos, ele é capaz de harmonizar e ser mais empático pelos sentimentos dos seus liderados.
Aqui vai uma dicaduka: por sessenta segundos, concentre toda a sua atenção na sua respiração. Respire normalmente e traga sua atenção de volta sempre que ela se afastara da sua respiração, sem tentar mudar como você esta respirando. Tente isso sem pensar em palavras. Quando o minuto terminar, perceba como o exercício foi para você. Como foi direcionar a sua atenção? Você notou uma mudança no seu humor?
Mochila nas costas e até a próxima trilha!