Faça a pose de poder do Super Homem ou Mulher Maravilha
Faz um tempo que assistindo, com alguns amigos a uma partida do futebol espanhol, houve uma falta perto da área de ataque para o time do Real Madri. O grande craque português Cristiano Ronaldo ao se preparar para a cobrança, colocou seu pé esquerdo ao lado da bola, fez a contagem de passos para a cobrança caminhando para trás e colocou suas mãos no quadril, estufou o peito (para facilitar a sua imaginação é a mesma pose do Super Homem ou da Mulher Maravilha) e manteve o olhar para a frente enquanto o juiz acertava a distância da barreira. Além de marcar um belo gol de falta aquela postura antes da falta me deixou curioso. Por que ele fez isso?
Uma pesquisa realizada pela professora Amy Cuddy, na Escola da Administração de Harvard, sobre linguagem corporal mostra que quando adotamos uma pose de poder mudamos a químicas do nosso corpo de diversas formas. Sua equipe instruiu participantes a adotarem essa pose de poder – igual à do Cristiano Ronaldo na cobrança de falta, por apenas 2 minutos e isso gerou resultados impressionantes. O nível de testosterona desses voluntários aumentou em 20% – a testosterona aumenta nossa tolerância a riscos e a nossa dominância sobre um grupo social, e o nível de cortisol caiu drasticamente (cortisol é o hormônio de estresse relacionado à nossa resposta de fuga ou luta).
Outra pesquisa, com voluntários que adotaram a pose do poder por 2 minutos antes de uma entrevista de emprego simulada tenderam a ser avaliados pelos entrevistadores de forma mais favorável, com mais chances de serem selecionados, do que participantes que fizeram poses fechadas, de baixo poder. A linguagem corporal da “pose de poder”, independente das respostas oferecidas durante a conversa, já bastou para causar impressão no inconsciente dos entrevistados.
Aqui vai uma dicaduka: No seu papel de líder você precisa passar confiança e segurança nas diferentes situações do seu dia a dia. Por que não praticar um pouco da pose do poder? Lembre-se: Se você faz a pose, mesmo fingindo, você ganha esse poder de verdade.
Mochila nas costas e até a próxima trilha!