As metas são pré-requisitos para o sucesso
Nessa época do ano, ainda mais nesse ano tão apertado e difícil, é comum e fundamental que as organizações comecem a pensar no orçamento que será determinado para os programas de treinamento e desenvolvimento da empresa para o próximo ano: o famoso Budget.
O capital humano é a mais importante fonte de vantagem competitiva na economia atual, baseada no crescimento constante do conhecimento. Para manter essa diferenciação apostando nas pessoas que trabalham na empresa é necessário um contínuo investimento no desenvolvimento delas, para que se mantenham atualizadas e para que haja retenção desses talentos.
Portanto, é fundamental investir em treinamento para melhorar a desempenho dos funcionários e, portanto, da organização como um todo. Um critério para avaliação do sucesso de um treinamento é o quanto ele contribuiu para melhorar o desempenho dos profissionais. A Educação Corporativa é um investimento que as companhias fazem para aumentar o seu capital humano e assim garantir o seu futuro, a sua perpetuação!
E para reforçar ainda mais a importância do treinamento, uma das melhores formas de reter o funcionário é fazer com que ele sinta que tem oportunidade de aprender e de crescer no local de trabalho. A agilidade e a velocidade do aprendizado contribuem para um crescimento significativo na qualidade e na quantidade das decisões que tomamos todos os dias.
A experiência de aprendizado é uma parte importante do processo de desenvolvimento, mas não é meta principal. É preciso criar oportunidades de desenvolvimento que impactem na melhoria dos resultados comerciais. Ou seja: é necessário definir o resultado para o negócio esperado de cada iniciativa de aprendizagem. Com isso algumas vantagens ficam evidentes:
– A aprendizagem começa a ser percebida como uma função mais estratégica, já que está relacionada com a missão da organização.
– Há um aumento da motivação em querer participar e aprender, uma vez que o assunto “não irá cair na prova, mas irá cair na vida corporativa”, e assim se percebe uma relevância e uma aplicabilidade no assunto. Esse é um dos princípios do aprendizado de adultos: a necessidade de saber o porquê que estou aprendendo isso?
– E talvez a mais importante: cria-se uma responsabilidade entre a equipe de treinamento é o líder direto do participante, já que a validação desse aprendizado depende da cumplicidade do líder através da construção do ambiente no qual a transferência e a aplicação do aprendizado irá ocorrer.
A Dicaduka é que o treinamento corporativo e outras iniciativas de desenvolvimento devem ser sempre um meio para o fim, não um fim para o meio. Ao contratar um programa de desenvolvimento tenha 4 pontos de partida:
#1. Quais necessidades do negócio serão atendidas? Que resultado para o negócio você quer obter com o encontro/treinamento?
#2. O que os participantes farão diferentemente e melhor?
#3. Como podemos confirmar essas mudanças? Quem notará a mudança? Identificar formas de avaliar a eficácia do clima de treinamento e transferência
#4 Quais as métricas de sucesso? Quais as condições de satisfação? Como o impacto do encontro/treinamento será medido e quem grau a mudança é necessário para ser considerado um sucesso? Especificar o quanto e quando
Mochila nas costas e até a próxima trilha!