A experiência é o nome que damos aos nossos erros.
Quando falamos sobre as formas que o adulto aprende sabemos que boa parte do aprendizado acontece na pratica 70%, com feedback, orientação ou modelo 20% e com a teoria 10%.
Uma atividade que tenho feito nas minhas aulas é promover um compartilhar de histórias de erros com o objetivo de gerar aprendizado e reforçar que o erro tem sim validade, apenas quando o usamos para aprender.
Campeonato de Erros: A atividade consiste em formar grupos de 5 a 6 pessoas que devem contar um erro que cometeram na sua vida profissional. Pode ser um erro no papel de líder, erro de processo, erro na forma de tratar os outros…enfim, qualquer erro. Em pé e em círculo, o primeiro participante contra um erro que cometeu e o grupo ao término da sua história deve dizer em coro: ohhhhhhh! O próximo participante à esquerda do primeiro, deve começar a sua história com a seguinte frase: Mas isso não é nada…. aqui reforço a importância que a frase seja dita com um toque de “ator”, ou seja, não simplesmente dizer e sim, interpretar. Há participantes que se revelam ótimos atores e fazem com que a energia e o humor na sala aumentem.
Na semana passada, enquanto o grupo participava do Campeonato de Erros fui buscar um material em outra sala e fui interrompido por um funcionário do hotel: Professor o que a turma está fazendo agora? Respondi que estavam contando erros. De imediato o funcionário do hotel olhou pra mim e disse: Eles estão contanto seus erros e ainda por cima dão risada? Essa que quero ver…. e ficou no fundo da sala se deliciando pela experiência.
Ao termino do campeonato, cada participante relata o que aprendeu com a atividade, seguem alguns dos comentários:
Deu para perceber que todo mundo erra!;
Algumas histórias que me alertaram de como não fazer determinada ação;
Fiquei à vontade para contar meu erro, pois a turma estava descontraída;
As vezes são erros tão simples e por completa falta de atenção/ foco;
Os erros fazem parte do aprendizado!
Vou replicar essa atividade na minha próxima reunião…
Aqui vai uma dicaduka: Ao aprender e errar com a prática você deve ter em mente o seguinte pensamento: Perdoe e lembre-se: Você erra, mas só é perdoado se lembrar do erro e aprender com ele!