Líder use sem moderação: a lupa, a lente e a luneta.

Poder uma arte de relações e reações

O dia a dia de todo líder é repleto de informações que podem alterar de forma dramática o seu desempenho, da sua equipe e ate da empresa. Essa atenção parcial contínua já faz parte do hábito diário do líder do século 21 em escanear o horizonte e nunca se concentrar plenamente em uma determinada tarefa.

Como reflexão proponho que o líder use regularmente uma lupa, uma lente angular e uma luneta, de forma a potencializar as informações e melhorar a sua qualidade nas tomadas de decisão.

A lupa serve para olhar e perceber seus liderados bem de perto. Liderança requer um interesse genuíno por pessoas, principalmente dos seus diretos. Observe as alterações de comportamentos que podem indicar uma falta de feedback, um reconhecimento pontual e também uma sensação de felicidade e maturidade

A lente angular serve para você entender o contexto da sua equipe e também dos seus pares. Quais são os pontos de conflito dos seus liderados? Você tem comparado e acompanhado de forma regular a disputa deles por recursos, pela sua atenção e pelo espaço politico da equipe? Outro ponto que a lente pode ajudar o líder e perceber como anda as relações com os pares. Existe um sentimento de reciprocidade nas diversas interações com seus colegas? Você faz parte de um grupo que é percebido como fechado na empresa ou frequente diferentes grupos e está sempre ampliando e cultivando a sua rede de relacionamento?

A Luneta serve para olhar o futuro próximo. Você tem dedicado um tempo relevante para o seu desenvolvimento e também dos seus liderados? Está claro para você quem dos seus diretos pode suceder você nos próximos 2 a 3 anos? A sua relação com seu líder permite uma troca de expectativas sobre o seu futuro?

Aqui vai uma dicaduka: faça todo dia o uso dessas 3 ferramentas. Certifique-se que seus liderados, seus pares e seu líder percebem e recebem de forma adequada as suas orientações, trocas de experiências e seus anseios.

Mochila nas costas e até a próxima trilha!

Deixe um comentário