O exercício da prática do poder

Sua visão depende do seu ponto de vista

Usar o poder de forma eficaz se torna cada vez mais importante. Para exercer o poder com eficiência, o primeiro passo é saber que recursos você controla. Se tiver controle sobre recursos importantes para os outros como dinheiro e informação, por exemplo, é possível usá-lo para ganhar poder.
Mas o que significa poder? É, de forma objetiva, a capacidade de fazer a sua vontade prevalecer. E, para fazer sua vontade prevalecer quando o empenho dos outros também é necessário, e quando essas pessoas podem ter outra opinião sobre o que deveria ser feito, é preciso certas formas básicas de alavancagem. Para ter influência de verdade e conseguir tirar as coisas do papel, é preciso uma estratégia agressiva.
Jeffrey Pfeffer, professor de comportamento organizacional da Universidade de Stanford e autor de vários livros sobre o uso e impacto do poder nas relações interpessoais, sugere 11 maneiras que você pode aumentar o seu poder:

  1. Distribuir recursos;
  2. Premiar e castigar para influenciar comportamento;
  3. Avançar em várias frentes;
  4. Fazer o primeiro lance;
  5. Cooptar antagonistas;
  6. Eliminar rivais – se possível gentilmente;
  7. Não gastar munição à toa;
  8. Usar toque pessoal;
  9. Persistir;
  10. Fazer relações de trabalho importantes acontecerem;
  11. Tornar a visão instigante.

E aqui vai uma Dicaduka: Evite desperdiçar capital político em questões triviais e ao livrar-se de seus adversários, permita que eles saiam de cabeça erguida. O mundo sem dúvida seria um lugar muito melhor se todo mundo fosse sempre autêntico, modesto, sincero e preocupado com os outros, em vez de brigar por seus interesses. Mas lembre-se, quem acha que o mundo é um lugar justo em geral não enxerga obstáculos capazes de prejudicar a sua carreira.
Mochila nas costas e até a próxima trilha!

Deixe um comentário