Mantenha-se vulnerável…
Hoje pela manhã recebi um e-mail de uma amiga Barbara (no nome e na qualidade do seu pensar) de feliz natal e próspero ano novo com uma frase atribuída a diretor artístico do Cirque du Soleil, James Tanabe, que me inspirou a escrever meu último post de 2015: “Experiência é importante para você adquirir coragem e com ela correr o risco de tentar coisas novas”.
Por um instante fiquei pensando em quais os riscos que corri esse ano ao tentar fazer coisas novas. Os meus alunos e leitores do Blog Mochileiro Coorporativo já se acostumaram com a minha provocação: Qual foi a última vez que você fez algo pela 1ª vez? Portanto, quais foram as experiências que me ajudaram a ser uma pessoa melhor nas minhas diferentes responsabilidades: pai, marido, irmão, filho, professor, consultor, palestrante, blogueiro, esportista…
Acredito que começar a praticar Yoga regularmente foi sem dúvida um divisor de água esse ano. Incentivado pelo meu amigo e xará Paulo Peceniski me matriculei em fevereiro numa escola aqui em Curitiba. No final das aulas ficava muito dolorido e, com o passar do tempo, as descobertas de movimentos, da importância do inspirar profundamente e expirar lentamente, do meditar e do foco começaram a trazer resultados. O professor de yoga Francisco Kaiut diz que “preservar a mobilidade ou reconstruí-la quando envelhecemos é exatamente o que de melhor o yoga pode fazer por nós: um corpo que envelhece sem perder a mobilidade. Imagine o impacto disso sobre sua saúde e sobre sua disposição”. Seu método e suas aulas me ajudaram na prática no autoconhecimento e com isso, a melhora na autoconfiança e da autoestima.
Quando termino uma aula de yoga aquela sensação de mente vazia e músculos aquecidos me ajudam para mais um dia de pratica deliberada, ou seja, fazer aquilo que eu acredito ser meu propósito de vida: colaborar no desenvolvimento de uma liderança significativa. Esse significativo vai além do modelo tradicional de sucesso: ter mais poder e mais dinheiro. Todo líder precisa manter-se vulnerável se quiser aprender e compreender o impacto das suas ações e do seu comportamento. Como manter-se vulnerável? Peça feedback regularmente.
Mas quais as outras dimensões do sucesso de um líder além de poder e dinheiro? Uma das melhores respostas que encontrei está no livro “A terceira medida do sucesso” (Editora Sextante) da editora chefe do Huffington Post Media Group – um dos mais influentes portais de notícias e informações do muno – Arianna Huffington. Você pode avaliar o sucesso da sua vida através da saúde, amizades, paixão, qualidade do sono, família, retribuição a sociedade, sabedoria, comportamento empático…
Aqui vai uma dicaduka do Blaise Pascal, matemático e filosofo do século XVII: “todos os problemas da humanidade resultam da incapacidade de o homem sentar-se quieto num quarto sozinho”. Quando tivermos aprendido a meditar, poderemos manter a conexão interior que permite que a vida siga de dentro para fora, quer estejamos sós ou no meio de uma multidão.
Obrigado a você leitor do Blog Mochileiro Corporativo pela sua companhia e incentivo durante esse ano. Desejo a você um ótimo natal e um ano novo repleto de saúde, paixão, prática e propósito
Mochila nas costas e até 2016!