Você entende claramente seu papel de Líder?

Administrar tarefas não gera resultado

Nesse ano de 2016 atendi 56 líderes em programas de coaching e quase 2.500 alunos em programas corporativos relacionados a formação de líderes. Ao fazer uma análise das características dos atuais líderes que trabalho, percebi um comportamento comum. Quando são promovidos costumam perceber que ganharam espaço e poder, mas não percebem que junto com a promoção eles perdem alguns direitos.
Entres essas perdas existem três que eu destaco:
#1 O líder perde o direito de falar mal da empresa, preciso as vezes lembrá-lo que ele ao ser promovido a líder passa a ser um representante da empresa, portanto, você não pode falar mal de algo que você também faz parte.
#2 O líder perde o direito de falar mal de pares e de outras áreas da empresa, aqui tudo começa pelo exemplo…quando o lier fala mal de outras pessoas seus liderados irão repetir o que ele fala e o clima começa a ficar ruim na empresa.
#3 O líder perde o direito de se colocar como vítima e esse é o mais comum. Costuma dizer aos meus alunos e clientes, que a energia que ele gasta reclamando deveria ser direcionada para uma atitude de protagonista. Se não está bom, vá lá e proponha algo!
Outro ponto relevante são alguns dos mitos que a promoção gera. Destaco aqui os quatro principais:
Mito 1 (tem a ver com definir as características do novo papel)
Autoridade – Os gerentes possuem autoridade e liberdade significativas para fazer as coisas acontecerem – Realidade: Interdependência – Gerentes estão enredados em uma teia de relacionamentos com pessoas que fazem demandas implacáveis e conflitantes sobre ele – Como proceder para ser eficaz? Crie relacionamentos com pessoas (de fora de seu grupo) das quais sua equipe dependa para realizar seu trabalho

Mito 2 (tem a ver com fonte de poder)
Poder – A autoridade de poder dos gerentes deriva de sua autoridade formal na empresa – Realidade, Credibilidade – Seu poder vem de sua capacidade de estabelecer credibilidade com os subordinados, pares e superiores – Como proceder para ser eficaz? Demonstre caráter (com a intenção de fazer a coisa certa), competência gerencial (ouvir mais do que falar) e influencie (levar os outros a fazerem a coisa certa)

Mito 3 (tem a ver com resultados desejados)
Controle – Gerentes devem controlar seus subordinados diretos – Realidade, Comprometimento – O controle não é igual a compromisso. E os funcionários nem sempre seguem as ordens – Como proceder para ser eficaz? Desenvolva o comprometimento, capacitando os funcionários para alcançar os objetivos da equipe – não dando ordens.

Mito 4 (tem a ver com foco gerencial)
Lidere indivíduos – Os gerentes lideram sua equipe construindo relacionamentos com membros individuais da equipe – Realidade Ações dirigidas para um subordinado muitas vezes afeta negativamente a moral e performance dos demais – Como proceder para ser eficaz? Lidere a equipe. Preste atenção ao desempenho geral da sua equipe. Utilize fóruns em grupo para resolução de problemas e diagnóstico. Trate os subordinados de forma equitativa.

Aqui vai uma dicaduka: os líderes acham que foram promovidos, mas na verdade, eles foram condenados! Pior que a sentença, é a consciência de que, quanto melhor lidere você for, em maiores encrencas você estará. Portanto, se você se perceber em meio a uma guerra organizacional, levante as mãos para o céu e agradeça por esse reconhecimento!
Mochila nas costas e até a próxima trilha!

Deixe um comentário